Aikido Adultos

Aikido para os adultos

O Aikido para adultos é como um computador, ou seja, ele atende as mais diversas necessidades, para pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade, onde cada uma delas encontrará sua motivação e seu desenvolvimento tanto no condicionamento físico, quanto na psicomotricidade, como também, na busca do equilíbrio e harmonia interior.

Sensei Fernando Sanchez - Michi Dojo
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image

A prática do Aikido atende às mais diversas necessidades. Mulheres, homens, adultos, idosos, jovens, enfim, todos podem treinar e se desenvolver juntos, cada qual visando sua evolução pessoal e respeitando o seu momento.

Todos somos diferentes, e essa diferença é o nosso desafio para conhecer e praticar a harmonia. Como o próprio nome já diz: AI (Harmonia), KI (Energia) e DO (Caminho), o AIKIDO é uma Arte que Caminha em diração à Harmonização das Energias.

O ser humano faz parte da natureza e como tal participa das Leis que a regem, como por exemplo, a Lei do Ciclos. Nesse sentido, tudo é cíclico, e mesmo o nosso desenvolvimento nas aulas, onde existem momentos que estamos com um melhor condicionamento físico, noutros momentos não; em determinadas épocas estamos mais atentos, noutras não; existem fazes em que nossa sensibilidade é maior que outras, enfim, individualmente temos o desafio de lidar com as diferenças internas. E é esse mesmo sentido que damos nas aulas, o de aprender a Harmonizar as diferenças, treinando em pré-disposições distintas e com pessoas diferentes.

No Aikido, quanto mais velho o aluno vai ficando, melhor ele se torna. A idade não é um limitante, pelo contrário, é sinônimo de controle, equilíbrio e maturidade.

Outro aspecto interessante no Aikido é justamente o fato de que o aluno vai ficando melhor ano após ano, chegando em seu apogeu depois de 60, 70, 80 anos. Isso porque sua postura fica cada vez mais firme, sua atenção é aguçada com o passar dos anos, sua tranquilidade e auto-confiança e amplificada com o entendimento de alguns elementos psicológicos e mecânicos. Desta feita, diferente da maioria das áreas de expressão do ser humano, FICAR MAIS VELHO NO AIKIDO É FICAR MELHOR!

"Quero concientizar as pessoas a ouvirem a voz do Aikido. Não é para corrigir os outros; é para corrigir sua própria mente. Isso é Aikido. Essa é a missão do Aikido e deve ser sua missão." O'Sensei.

GALERIA DE FOTOS DO DOJO