Michi Dojo

Michi Dojo desde 1998

O Aikido no Michi Dojo é uma oportunidade para desenvolver a tranquilidade, atenção e percepção - nosso equilíbrio interno. Vital para a conquista da harmonia.

Sensei Fernando Sanchez - Michi Dojo
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image

Morihei Ueshiba dizia: "Não queiram ficar fortes, fortaleçam o coração" ("Journey to the Heart of Aikido", de Linda Holiday).

No Michi Dojo temos o desafio de entender na prática os ensinamentos de Morihei Ueshiba. O Sensei Fernando Sanchez é um profundo estudioso e pesquisador das tradições antigas e constatou que é sumamente importante aprender a discernir os ensinamentos do fundador, pois não existe um mínimo movimento sequer que não esteja embuído da filosofia que ele transmitia e pode ser encontrada nos livros "The Heart of Aikido" e "Ensinamentos Secretos do Aikido", dentre outras fontes.

O entendimento filosófico torna a prática mais agradável!

Aquele que pensa que a prática imbuida de entendimento filosófico a limita tecnicamente falando está redondamente equivocado. Muito pelo contrário, quanto mais inteligente o ser humano, tanto melhor terá que ser a aplicação de seu entendimento na tarefa que realiza. Porém é importante atentar para o seguinte, o fato de encontrarmos alguém com bom domínio técnico em uma atividade não significa que o mesmo possue entendimento filosófico. A mecanização, através da repetição, possibilita-o ter um domínio relativamente bom, porém, em se tratando de Aikido, a grande maioria dos praticantes da antiguidade até os dias de hoje jamais chegaram perto daquilo que O'Sensei fazia.

Certamente encontramos bons praticantes da Arte, mas a maioria, como foi dito anteriormente, muito distantes daquilo realizado por Morihei Ueshiba.

Arte Marcial é a Arte da Guerra Interior

O termo "Marcial" remonta a uma divindade romana (Marte), considerada como o deus da Guerra. Porém, ela foi adotada pelos romanos a partir da observação que tiveram da consagração que os agricultores faziam a Marte. Mas daí nos perguntamos: "o que uma divindade agrícola tem a ver com a guerra?"

Marte representa a força interior da semente em seu processo de desenvolvimento, ou seja, a semente primeiro tem que romper sua casca, vencer o torrão de terra que a encobre para chegar à superfície, e depois lutar contra todo tipo de intempérie: sol, chuva, seca, muita água, pouca água, frio etc, para depois se transformar em uma árvore frondosa e frutífera.

Nesse sentido, Marcial não é sinônimo de violência, brutalidade e briga, como vemos atualmente. Muito pelo contrário, como vimos, está associado à nossa "guerra interior", o superar-se, a vitória sobre nossas ansiedades, inseguranças, raivas etc. Como dizia Ueshiba Sensei: "A verdadeira vitória é sobre si mesmo, aqui e agora!". Ele também falava que cada um de nós é um Kami, um ser divino. E isso não tem nenhuma contradição com o que vemos por exemplo naquilo que Platão falava: "Sois deuses, mas se esqueceram disso", ou no cristianismo, quando Jesus Cristo diz que todos somos filho do Pai e a Sua imagem e semelhança.

"Temos que harmonizar o Mundo Manifesto, o Oculto e o Divino em nós" (Morihei Ueshiba, "Ensinamento Secretos do Aikido").

Essa terminologia que O'Sensei utilizou de harmonização entre os três mundos, também é encontrada entre os gregos com os termos de Soma, Psique e Nous, ou seja, mundo físico, psiquico e espiritual. Várias são as tradições que relacionam o ser humano com o número três, bem como com o número sete (a mesma relação de expressão). Assim, aquilo que o fundador do Aikido mencionava e carecemos de material em que ele explique tais termos, isso tudo pode ser entendido fazendo-se um estudo comparativo das várias vias do conhecimento humano.

No Michi Dojo o aluno pode treinar visando o desenvolvimento do bem-estar e equilíbrio, da tranquilidade e qualidade de vida, do condicionamento físico e técnico, e também, do auto-conhecimento, aprofundando-se na sabedoria humana.

GALERIA DE FOTOS DO DOJO