Aikido na Califórnia

Aikido na Califórnia

A Califórnia pode ser considerada um dos berços do Aikido na América. Vários professores dos Estados Unidos moraram muitos anos no Japão, alguns deles foram alunos do Sensei Morihei Ueshiba, outros treinaram com os principais alunos deste, e absorveram muito não só do aspecto técnico da Arte, mas também, da cultura e filosofia do qual o Aikido está impregnado, custodiando até hoje esse conhecimento.

  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image

Morihei Ueshiba dizia: "Não queiram ficar fortes, fortaleçam o coração" ("Journey to the Heart of Aikido", de Linda Holiday).

Eis abaixo um breve histórico da minha viagem para Califórnia no final de Outubro e início de Novembro. - No Shojizen Buddist Temple de Los Angeles, aula com a Sensei Mariye Takahashi, na minha ótica uma das mais importantes alunas de Morihei Ueshiba. - Seminário da Sensei Linda Holiday e do Sensei Jan Nevelius, no Aikido of Santa Cruz Dojo, onde tive o privilégio de treinar durante duas semanas, e participar das aulas da Sensei Linda Holiday, que morou vários anos no Japão e foi aluna de Michio Hikitsuchi, e que nos últimos vinte e poucos anos tem treinado sob orientação de Motomichi Anno Sensei; - Na Sophia University de Palo Alto, aulas com Robert Frager Sensei, aluno de Morihei Ueshiba na década de 1960; - Em Redwood, no Seminário Comemorativo de 60 Anos de Aikido de Frank Doran Sensei, aluno de Morihei Ueshiba na década de 1960. Nesse evento, além de Frank Doran Sensei, tivemos aulas com 12 professores, dos pioneiros do Aikido na América, dentre eles o Sensei Michael Friedl, o qual tive a oportunidade de conhecer e conversar, ele foi Uchideshi de Morihiro Saito Sensei e Takeguchi Sensei; - Tanto no primeiro dia, quanto no último dia que estive na Califórnia, fui brindado com o Sol Nascendo na janela do Hotel em Los Angeles, abençoando esse momento histórico da minha Jornada no Aikido!

O entendimento filosófico torna a prática mais agradável!

Aquele que pensa que a prática imbuida de entendimento filosófico a limita tecnicamente falando está redondamente equivocado. Muito pelo contrário, quanto mais inteligente o ser humano, tanto melhor terá que ser a aplicação de seu entendimento na tarefa que realiza. Porém é importante atentar para o seguinte, o fato de encontrarmos alguém com bom domínio técnico em uma atividade não significa que o mesmo possue entendimento filosófico. A mecanização, através da repetição, possibilita-o ter um domínio relativamente bom, porém, em se tratando de Aikido, a grande maioria dos praticantes da antiguidade até os dias de hoje jamais chegaram perto daquilo que O'Sensei fazia.

GALERIA DE FOTOS DO DOJO