Conheci o Aikido em 1972, quando um dos meus alunos de Karate me falou sobre um professor 4 Dan, que dava aulas na YMCA em Madison, Wisconsin. Eu conhecia muito pouco sobre Aikido então eu fui ver. Eu assisti a aula e quando terminou o instrutor, o Sensei Clyde Takeguchi (atualmente instrutor chefe do Capitol Aikikai, Bethesda, MD) aproximou-se e perguntou o que eu tinha achado da aula. Para ser honesto, minha impressão foi que seus alunos não estavam atacando forte. Respondi dizendo isso e foi interessante. Sei que na sequência ele me perguntou se eu gostaria de atacá-lo. Ele sabia que eu ensinava Karate porque meu aluno estava presente. Bem, eu agarrei a oportunidade e entrei no tatame. Tentei atacá-lo de 3 formas diferentes e cada vez Clyde facilmente lidava com a defesa. E embora eu não estivesse me machucando, fiquei com o ego machucado. Clyde foi muito gentil quando abriu um largo sorriso e me deu um tapinha nas costas. Esse foi o início de uma longa amizade.
Foi intrigante para mim experimentar resolução de conflito onde o conflito é resolvido sem ninguém se machucar. Esse foi meu início na Arte do Aikido. Continuei treinando durante meus dias de faculdade e depois me tornei uchi deshi do Sensei Takeguchi por 3 anos. Mudei da costa leste para o Oregon em 1979 e conhecia Sensei Frank Doran. Me tornei aluno do Sensei Doran naquele momento e tenho sido aluno dele e membro da Divisão 2 desde então. Mais tarde em minha carreira no Aikido me tornei aluno do Sensei Morihiro Saito em Ywama, Japão. Takeguchi Sensei, Doran Sensei, Saito Sensei e Ikeda Sensei tem influenciado meu Aikido durante esses anos.
Comecei a ensinar na Ashland YMCA quando cheguei no Oregon. Em 1994 abri o Aikido of Ashland. Em nossa inauguração em Março de 1995, Doran Sensei e Takeguchi Sensei se encontraram pela primeira vez. No Dojo haviam aproximadamente 45 adultos e 60 crianças. Tinhamos aulas 7 dias por semana. Tenho a sorte de ter uma profundidade maravilhosa em meu corpo docente. Penso que os alunos gostam da variedade de explicações da Arte da Paz.
Minha Experiência Mais Memorável
Fui para o Japão em 1980 para ser uchi deshi do Saito Sensei e claro estava temeroso com o desconhecido. Eu havia encontrado Saito Sensei pela primeira vez apenas três semanas antes de minha partida. Ele era idolatrado por todos e aqui eu era, um aikidoísta do Oregon, sem experiência com pessoas com tal fama.
Viajando até o aeroporto, eu fazia parte do grande grupo do Saito Sensei que incluia Bruce Klickstein e alguns dos alunos do Saito Sensei de alta graduação. Lembro ter pensado "Estou fazendo a coisa certa? O Sensei Doran veio ao aeroporto para nos despedir e chamou-me de lado. Naquele momento eu estava me sentido sozinho e incerto do que queria. Suas palavras de encorajamento foram de muito sinceras. Ele me ajudou a retomar meu centro e acalmar minhas dúvidas internas. Ele continuou a me dar orientações durante os anos, e me senti muito honrado e privilegiado em ser um de seus alunos.
Outro momento memorável na minha história no Aikido foi ter meus dois professores, Clyde Takeguchi Sensei e Frank Doran Sensei, encontrando-se pela primeira vez na Abertura do Aikido of Ashland. Eles me ouviam falar um do outro mas vivendo em lados opostos dos Estados Unidos, e estando em organizações diferentes, o caminho deles nunca se cruzavam. Duas das pessoas de maior influência na minha vida pessoal e na carreira aikidoista finalmente haviam se tornado amigas.
Saiba mais sobre Michael Friedl Sensei e o Ashland Dojo através do LINK abaixo: