Palavras de Morihei Ueshiba:
Aprenda como se harmonizar com qualquer ataque. Diante de qualquer desafio, permaneça calmo, centrado e otimista. Mantenha-se na Senda. Faça isso, e você imediatamente conseguirá discernir qualquer movimento que seu oponente fizer. Guie seus oponentes para um caminho melhor..
Unifique a mente e o corpo e comece daí, tendo isso como base. Esse tipo de concentração mental unificada irá permitir-lhe desenvolver técnicas ilimitadas, técnicas fundamentadas nos princípios universais. Você deve sempre manter a postura mental correta. No treinamento, você não pode se deixar levar por pensamentos triviais ou egoístas. Isso cria malícia. Mantenha a sua atenção fluindo livremente.
Ausência de harmonia significa ausência da verdadeira força. Se você não atinge a verdadeira harmonia, dentro e fora de si mesmo, todo o seu treino não terá valor algum.
Antigamente, o BUDO envolvia treinamento em formas físicas, mas agora treinar a consciência é mais importante. Se lhe faltar uma mente focada no amor, você nunca conseguirá executar nenhuma grande técnica.
No Japão tradicional, as melhores «mercadorias» para se negociar eram a honestidade e o amor. O budo é igual. Ele começa com o amor, reunindo primeiramente as melhores qualidades de um ser humano.
O espírito do Bu unifica a mente e o corpo de uma maneira bela, boa e verdadeira. Desde os tempos antigos, os sábios têm proclamado: «O Bu é o fundamento de todas as coisas». A energia do Bu liga o universo e une os mundos internos e externo; mantém as virtudes da bravura, da sabedoria, do amor e da empatia. O Budo físico não leva à perfeição, e a força bruta tem aplicações limitadas.
Quando a voz, o corpo e a mente estão unificados, resultam técnicas excelentes.
O que eu espero de vocês todos que estão treinando Aikido? Eu quero que vocês observem o modo como o mundo funciona, observem bem as palavras das pessoas sábias, tomem os pontos bons que vocês encontrarem e os tornem parte de sua própria natureza. Abram as suas próprias portas para a verdade. Despertem para a verdadeira natureza do mundo; despertem para a sua própria natureza. Percebam, reflitam, ajam. Façam isso de maneira contínua e terão um progresso constante. Observem como um rio encontra seu caminho através do vale; a água suavemente flui em volta das pedras, transformando-se o tempo todo. A sabedoria do mundo é encontrada em livros, e estudando-os podemos criar novas tecnologias. Observem a natureza e aprendam a verdadeira natureza do céu e da terra. Percebam, estudem cada vez mais.