No Michi Dojo realizamos alguns Encontros para tratar não só das técnicas, mas também, falarmos sobre a história do Aikido, de Morihei Ueshiba, dos personagens importantes nesses anos todos até o presente momento, bem como sobre os ensinamentos passados por O'Sensei, explicando seus significados e, também, tecemos um paralelo com outros lugares em que tais conhecimentos são retratados, tanto no Oriente (através de Confúcio, Lao Tsé, sabedoria tibetana, hindú, Kojiki etc), como do Ocidente (sabedoria grega, romana, egípcia, Platão, Sócrates, etc).
Falar de Aikido é falar da vida de seu fundador, Morihei Ueshiba, conhecido como O’Sensei (Grande professor). Porém, apesar de sua história ser recente, muitos pontos não estão totalmente esclarecidos, outros ainda desconhecidos, além daqueles mal interpretados segundo a ótica de quem as conta, tendenciando para um ou outro lado. Vamos aqui chamar a atenção para alguns aspectos da vida dele, bem como de suas palavras, sob a ótica da filosofia, ou seja, da busca da sabedoria, apoiado em fatos reais e palavras daqueles que acompanharam sua trajetória.
O’Sensei, o que é Aikido?
Em primeiro lugar faço menção às importantes palavras de Mary Takahashi, entrevistada pelo Aikido Journal (07/abril/2005): Aikido Journal: Qual foi a reação de O`Sensei quando você lhe disse que estava partindo para os Estados Unidos?
Maryie Takahashi: Na manhã em que contei para O`Sensei sobre minha viagem, eu fui vê-lo depois do treino. Ele estava de óculos, lendo em seu quarto. Ele parou de ler e me cumprimentou na sua maneira costumeira, alegre e inocente. Eu lhe disse `O`Sensei, eu tenho algo para lhe dizer,` e contei que estava partindo para os EUA para estudar. Ele disse `América? Isso parece ser muito bom para você, desejo-lhe toda a sorte.` Ele estava realmente feliz por mim. Ele também me deu um livro chamado Aikido como presente de despedida. Depois ele disse `Antes de ir, há algo que você queira me perguntar?` então, eu simplesmente lhe perguntei, `O`Sensei, o que é o aikido?` ele respondeu dizendo `Bem, deixe-me escrever para você, para que um dia você possa ler e entender`. O que ele escreveu foi: `treinamento mental, treinamento físico, treinamento de virtude, treinamento do ki – isso é o que produz a sabedoria prática.` Ele ainda disse que isso não daria certo se um destes pontos estivesse faltando, a falta de um deles tiraria o valor do todo e atrasaria o desenvolvimento geral. A pessoa deve sempre manter um equilíbrio harmônico entre estes pontos, ele disse.
Completamente Diferente
Em segundo lugar quero fazer menção as palavras de Hideo Takahashi, entrevistado pelo Aikido Journal (19/dez/2010): Aikido Journal: Sr. Takahashi, do seu ponto de vista, você acha que o Aikido de Ueshiba Sensei e suas idéias foram originais, ou apenas uma extensão das técnicas do Daito-ryu Aikijujutsu e dos princípios da religião Omoto?
Hideo Takahashi: Eu achava que o que Ueshiba Sensei estava fazendo era algo novo. Sem dúvida alguma ele foi influenciado pela religião Omoto, mas o mundo em que ele vivia era de uma natureza diferente. Quanto às técnicas, eu sei que ele as modificou conforme sua idade e sei que o Daito-ryu Aikijujutsu também o influenciou. Porém, Ueshiba Sensei já havia passado por uma mudança quando teve uma experiência espiritual de união com Deus, por volta de 1925. A religião Omoto e o Daito-ryu certamente foram os pontos de partida da forma, mas o que brotava do seu interior, se posso chamar assim, era `Ueshiba-ryu`, `O Uesshiba-ryu Divino`. A sua espiritualidade era completamente diferente daquela da religião Omoto ou do Daito-ryu. Quanto mais velho Ueshiba Sensei ficava, mais magnificamente ele demonstrava sua habilidade, Normalmente, nas Artes Marciais, quando você envelhece fica difícil evitar o declínio físico, mas Ueshiba Sensei não aparentava. Ele era fabuloso mesmo após ter ficado doente. Portanto, o Aikido de Ueshiba Sensei era, devemos dizer, uma arte marcial de Kanagara, `um Bu Divino`, que era transmitido por Deus e fluía através dele. Porém, Ueshiba Sensei tinha dificuldade em explicar isto em palavras e, então, Goi Sensei nos ajudou a compreender melhor através de mais esclarecimentos.
Nesse sentido, é importante ter em mente que há muito o que pesquisar e estudar sobre o enfoque dado por Morihei Ueshiba. Essa direção é a que tomamos no Michi Dojo. Caro leitor, se houver interesse em ampliar esse horizonte investigativo, entre em contato conosco!