Aikido na Califórnia

Aikido na Califórnia

A Califórnia pode ser considerada um dos berços do Aikido na América. Vários professores dos Estados Unidos moraram muitos anos no Japão, alguns deles foram alunos do Sensei Morihei Ueshiba, outros treinaram com os principais alunos deste, e absorveram muito não só do aspecto técnico da Arte, mas também, da cultura e filosofia do qual o Aikido está impregnado, custodiando até hoje esse conhecimento.

  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image
  • Placeholder Image

Morihei Ueshiba dizia: "Não queiram ficar fortes, fortaleçam o coração" ("Journey to the Heart of Aikido", de Linda Holiday).


Eis abaixo um breve histórico da minha viagem para Califórnia no final de Outubro e início de Novembro de 2019:


- No Shojizen Buddist Temple de Los Angeles, aula com a Sensei Mariye Takahashi, na minha ótica uma das mais importantes alunas de Morihei Ueshiba.

Tive a oportunidade de participar de duas aulas no Dojo da Mariye Takahashi Sensei. Após a primeira aula, fomos até o refeitório do templo com seus alunos e fizemos uma roda de diálogo sobre assuntos filosóficos do Aikido e da vida de Morihei Ueshiba.
Quando estive na casa de Mariye Takahashi Sensei, além de conversarmos mais sobre a Arte do Aikido e O'Sensei, ela me entregou uma cópia da dedicatória feita para ela por Morihei Ueshiba (Dezembro/1963), onde escreve: "Aikido significa o Desenvolvimento do Bom Senso, do Corpo, Virtude, Sabedoria e do Ki Universal", ela ainda diz que ele complementa falando que se um desses elementos estiver faltando, o todo estará comprometido (mencionado na entrevista da mesma feita por Stanley Pranin - Aikido Journal). Mariye Sensei entrega para mim uma carta agradecendo minha visita e as conversas que tivemos, explica que a caligrafia dessa dedicatória feita em nankin na frente dela pelo O'Sensei pode ser comprovada com os dois selos pessoais, os quais podem ser reconhecidos em qualquer lugar do mundo, e que ele raramente os utilizava.


- No Dojo de Santa Cruz/CA, participei do Seminário da Sensei Linda Holiday e do Sensei Jan Nevelius, onde tive o privilégio de treinar durante duas semanas, e participar das aulas da Sensei Linda Holiday e de outros professores.

Linda Holiday Sensei morou vários anos no Japão - sua primeira viagem para a Terra do Sol Nascente foi em 1973, foi aluna de Michio Hikitsuchi, um dos principais alunos de Morihei Ueshiba, recebendo-o sempre em seu Dojo de Kumano, uma região remota do Japão famosa pelos importantes templos, natureza exuberante e magia de toda a região. Linda Sensei, vem treinando sob orientação de Motomichi Anno Sensei, sucessor como Dojocho em Kumano, que a tem acompanhado todos esses anos;
Formada em Letras com especialização no idioma japonês, Linda Sensei é tradutora e interprete na lingua japonesa, estudiosa da cultura filosófica e espiritual do Japão. Ministra seminários nos Estados Unidos e em vários países da Europa.


- Na Sophia University de Palo Alto, aulas com Robert Frager Sensei, aluno de Morihei Ueshiba na década de 1960;

Uma das figuras mais importantes do Aikido da Califórnia, Robert Frager Sensei recebeu o 8º Dan em 2022. Acompanhou o fundador do Aikido em algumas apresentações, e teve uma experiência fantástica na Sede do Aikido do Japão, o Hombu Dojo. Conta ele que em um determinado dia, acordou bem disposto, fez suas práticas matutinas de Chi Kung e meditação, na época já possuidor da faixa preta e sentindo-se bem, resolve fazer um treino de Aikido intenso, que o levasse ao melhor nível técnico possível. Se dirigiu para o Hombu Dojo, que ficava a 20 minutos de caminhada de onde morava, e ao entrar no tatame sentou ao lado de um faixa preta mais experiente que ele. Naquela época a aula toda era feita com um mesmo companheiro, então ele torceu para que o rapaz se voltasse para seu lado para treinarem juntos.
Poucos instantes depois chega Virginia, uma das introdutoras do Aikido em New York e acompanhando-a vinha um australiano. Ela o apresenta, diz que ele acaba de chegar de viagem, ainda sofrendo com a diferença de fuso horário, um faixa branca em sua primeira visita ao Japão, sem conhecer o idioma, e pede para que cuide dele. A aula começa e Frager Sensei muito decepcionado começa a treinar com todo o cuidado, por se tratar de um faixa branca, faz os movimentos vagarosamente, pois acaba de chegar de viagem, ainda com dificuldades pelo fuso horário... e ao redor deles o treino segue bastante intenso, "pegando fogo", e ele querendo estar lá, porém, treinando devagar, cuidadosamente com o faixa branca. Pouco depois chega na aula Morihei Ueshiba. Todos para de treinar e voltam para os lugares para recebê-lo, ao que Frager Sensei conta que Ueshiba Sensei fala algo que ele sempre repetia: "Está tudo errado... onde já se viu, parecem um bando de valentões! Vocês não estão treinando corretamente o Aikido, exceto você Bob", e apontou na direção de Frager Sensei. Este na hora não entendeu nada, mas depois percebeu o engano que estava caindo ao pensar que o verdadeiro Aikido era o que os demais estavam treinando, e se deu conta, para não se iludir com o que aparenta ser a forma correta de treinar.
Participar das aulas do Robert Frager Sensei em seu Dojo, na Sophia University de Palo Alto/CA foi muito especial para mim. Como nos outros Dojos nos quais eu vinha treinando, eu percebia uma mesma preocupação em estudar os movimentos, acolher bem o companheiro de treino, não fazer força, visar a eficiência técnica com cuidado e controle.


- Em Redwood, no Seminário Comemorativo de 60 Anos de Aikido de Frank Doran Sensei, aluno de Morihei Ueshiba na década de 1960.


Nesse evento, além de Frank Doran Sensei, tivemos aulas com 12 professores, dos pioneiros do Aikido na América, dentre eles o Sensei Michael Friedl, o qual tive a oportunidade de conhecer e conversar, inclusive ele foi Uchideshi (aluno interno) de Morihiro Saito Sensei e Takeguchi Sensei. Frank Doran Sensei é um professor incrível, carismático e muito querido por todos, com um Aikido leve e profundo. Ele treinou com Morihei Ueshiba quando morou no Japão, ficando tão tocado com a Arte, que deixou sua carreira profissional para se dedicar a dar aulas de Aikido e difundir esse trabalho por toda a região.
Frank Doran Sensei foi o reponsável pela Division 2, da California Aikido Association, que atualmente é encabeçada pelo Sensei Michael Friedl, outro professor dos mais queridos e experientes, o qual tive oportunidade de treinar durante esse seminário. Fato curioso é que em 2014 comprei uma de suas Fitas de VHS entitulada "The joy of teaching children" (A alegria de treinar as crianças"), a qual achei fantástica, sendo que, alguns anos depois, eu estaria vinculado a ele na CAA!


- Tanto no primeiro dia, quanto no último dia que estive na Califórnia, fui brindado com o Sol Nascendo na janela do Hotel em Los Angeles, abençoando esse momento histórico da minha Jornada no Aikido!

Nada é por acaso, o Sol tem um simbolismo muito profundo na história da humanidade, representa a a Grande Luz, a Sabedoria, sem o qual não é possível ter vida em nosso planeta..., e tive a honra de contemplá-lo da janela do apartamento, do Hotel em que fiquei em Los Angeles...! Foi uma viagem incrível, inusitada, inesperada, que trouxe muita riqueza para minha vida e como professor de Aikido. Riqueza nas pessoas que conheci, nos vínculos que surgiram, na experiência kármica, do destino, das coisas que desabrocham aos nossos olhos com toda magnitude e luminosidade, inexplicáveis em nossas vidas.


O entendimento filosófico torna a prática mais agradável!

Aquele que pensa que a prática imbuida de entendimento filosófico a limita tecnicamente falando está redondamente equivocado. Muito pelo contrário, quanto mais inteligente o ser humano, tanto melhor terá que ser a aplicação de seu entendimento na tarefa que realiza. Porém é importante atentar para o seguinte, o fato de encontrarmos alguém com bom domínio técnico em uma atividade não significa que o mesmo possue entendimento filosófico. A mecanização, através da repetição, possibilita-o ter um domínio relativamente bom, porém, em se tratando de Aikido, a grande maioria dos praticantes da antiguidade até os dias de hoje jamais chegaram perto daquilo que O'Sensei fazia.

GALERIA DE FOTOS DO DOJO