SOBRE O AIKIDO
O Aikido
Após um longo período de obscuridade no ocidente, durante o qual era conhecido apenas em alguns círculos de
iniciados, o Aikidô é conhecido hoje como uma das mais sofisticadas e sutis Artes Marciais e nos seus mais altos
níveis como uma disciplina efetiva de desenvolvimento, integração e utilização do poder físico e mental do homem.
O que pode parecer, olhando-se superficialmente, apenas um método eficiente de defesa contra qualquer tipo de
ataque, revela-se, após uma análise mais profunda não apenas mais um método derivado do Bujutsu Japonês (artes
marciais), mas em adição à isto também uma disciplina de coordenação, um meio de fortalecer o corpo e a mente,
fundindo o poder mental e físico para que ele ou ela (praticante) emerja como um ser humano integrado.
A palavra AIKIDÔ, de fato, significa "Método ou caminho (DÔ) para coordenação ou harmonia (KI) da energia mental
ou espírito (AI)”.
A arte desenvolvida pelo Mestre Morihei Ueshiba no Japão, combina movimentos práticos de defesa pessoal derivados
da luta de espadas e bastões, jujutsu, aikijutsu e outros.
O Aikidô, apesar de ser uma introdução relativamente recente no mundo das artes marciais, é um rico herdeiro das
tradições culturais e filosóficas do Japão.
No Aikidô existe sempre a determinação da fusão do pensamento e da ação com conseqüente extensão da energia ou KI.
A meta do Aikidô não é a derrota dos outros, e sim a derrota das características negativas que habitam a mente do
homem, inibindo seu correto funcionamento. No Aikidô não há atalhos para a proficiência. Em outras palavras não há
outro caminho senão o treinamento dedicado e persistente. O principal objetivo do Aikidô é a realização interior e
o refinamento espiritual.
O Aikidô não é primordialmente um sistema de combate, mas um meio de auto-educação e desenvolvimento do ser humano.
Não há torneios ou competições. Ao contrário, todas as suas técnicas são aprendidas cooperativamente, em ritmo
adequado às habilidades de cada um.
A origem
Os antigos livros de artes marciais japoneses contam que o Aikijujutsu ( a Arte Mãe do Aikido ) foi originalmente
desenvolvido por Minamoto No Yoshimitsu, o terceiro filho de Minamoto Yorioshi, que era descendente em 5a geração do
próprio Imperador Seiwa. A família Minamoto era uma das mais influentes família do Japão daqueles tempos, e de onde
floresceram os mais famosos guerreiros.
Na verdade acredita-se que Minamoto No Yoshimitsu, e seu irmão Yoshilie Minamoto provavelmente aperfeiçoaram as
técnicas guerreiras que já existiam no Clã, e eram propriedade da família, já por muitos anos passados, cujas
origens se perdem no tempo. Minamoto distinguiu-se como famoso professor de Lança (SOJUTSU) e seu irmão Yoshilie
Minamoto como arqueiro KIUJUTSU, além de ambos serem Mestres de TAIJUTSU ( posteriormente chamado de JUJUTSU ).
O filho mais velho de Yoshimitsu Minamoto, Yoshikio mudou-se para a área conhecida como Kai e fundou uma nova
ramificação da família denominando Kai Genji Takeda. Significando, Kai o local, Genji o nome original da família,
e Takeda o novo nome da família. A família, Takeda desenvolveu Artes Marciais de Estilos próprios incluindo, A Arte
de Cavalgar, Lança Espada e Técnicas de Aikijujutsu. Ainda atualmente as únicas escolas de cavalgar do Japão são a
Takeda Ryu e OgaSawara Ryu e ambas atribuem à Minamoto No Yoshimitsu como seu fundador.
Na realidade Sokako Takeda representa a ligação entre nossos tempos e os tempos dos samurais, foi ele na verdade
que divulgou o AIKIJUJUTSU para a população, fora do fechado Clã Aizu.
Em 1912, Sokako Taqueda encontrou Morihei Ueshiba, que havia nascido em 14 de dezembro de 1883, no distrito de
Motomachi na Cidade de Tamabi de Prefeitura Wakaiama. Ueshiba que originalmente se chamava Moritaka, desde
pequeno se interessava por religião daí ter sido encorajado por seus pais à praticar Artes Marciais, praticando
Sumô e Natação. Em sua juventude foi para Tókio onde havia um pequeno negócio, e praticou Kito Ryu Aikijujutsu e
a Esgrima da escola Shinkage. Por problemas de saúde voltou para casa e mais tarde, em 1903, se alistou no exército
e combateu com distinção na guerra Russo Japonesa. Quando decidiu ir para Hokkaido, em 1912 foi apresentado à Sokako
Takeda por Yoshiba Kotaro e se tornou estudante. Por sete anos ele estudou com Takeda quando o mesmo estava em seu
pico de habilidade. Em 1922, com a idade de 39 anos juntamente com 22 outras pessoas ele recebeu o título de Kyoju
Diri, significando que era mestre na maioria das técnicas do Daito Ryu Aikijujutsu. Porém, dois outros estudantes
receberam títulos mais importantes Yukiyoshi Sagawa e Takuma Hisa receberam o Kaiden título máximo. Yukyoshi se
tornou o 36º chefe do Daito Ryu Aikijujutsu por delegação de Takeda, porém declinou em favor de Tokimune Takeda,
filho legítimo de Sokaku Takeda. Em 1936, depois de ensinar para pequenos grupos, Morihei Ueshiba decidiu criar sua
escola em Tókyo, com o estilo próprio denominando-o Aikibudo. Aliais Ueshiba denominou seu estilo várias vezes com
nomes diferentes, como: Aikibudo, Ueshiba Juku Aikijutsu, Takemusso Aiki e finalmente aconselhado por Degushi o
nome de AIKIDO.
O Honrável Morihei Ueshiba
Ueshiba O´Sensei nasceu a 14 de Dezembro de 1883 na Vila de Tanabe, hoje prefeitura de Wakayama, à beira-mar. O seu pai
exercia algum poder nesta região pois, além de ser abastado, durante muitos anos fez parte do conselho municipal.
O’Sensei foi o quarto filho e primeiro varão do casal, o que muito alegrou esta família tradicional. Durante a juventude
a sua constituição física era fraca o que motivou o seu pai a tentar todo o possível para fortalece-lo, como atravéz da
alimentação e da prática de artes marciais.
Aos dezassete anos foi viver em Tokyo, e com a ajuda de outros familiares ricos, montou uma papelaria. Contudo, não se
deu muito bem neste campo, e também associado ao fato de ter apanhado barbaramente, ainda não tinha passado um ano quando
deixou Tokyo. Apesar disto, a sua estada em Tokyo permitiu-lhe começar o seu estudo sério das artes marciais, ao entrar
para a escola de Tenjin Shinyo Ryu Jujutsu.
O’Sensei voltou para Tanabe onde conseguiu se recuperar totalmente e, aos 20 anos, alistou-se no serviço militar. Foi
nesta altura que também estudou Yagyu Shingan Ryu. Por volta dos 23 anos saiu da tropa e em Tanabe estudou também um
pouco de Judo com um jovem instrutor que seu pai mandara vir da sede de Judo, o Kodokan de Tokyo, para ensinar a
juventude local.
Em 1912 O’Sensei parte para Hokkaido liderando 54 famílias, inserido num projeto governamental de colonização da ilha.
Estabeleceu-se no norte e fundou uma pequena povoação que mais tarde viria a ser chamada Shirataki. As condições nesta
região eram especialmente duras durante o inverno tendo o grupo passado por grandes dificuldades. Sobreviviam nesta
região inóspita através da agricultura e comércio de madeiras. Durante algum tempo, O’Sensei também foi membro da
câmara municipal.
Este local foi muito importante na história do Aikido pois aqui O’Sensei conheceu o excêntrico e extraordinário artista
marcial que era Sokaku Takeda Sensei. Takeda Sensei era o líder da escola Daito Ryu Jujutsu caracterizada por centenas
de técnicas complicadas de jujutsu incluindo projeções, controles e imobilizações. Takeda Sensei foi também um perito na
arte do sabre (ken), do leque de ferro (tessen), de lançamento de dardos (shuriken) e muitas outras armas.
O’Sensei tinha 32 anos quando se encontrou com Takeda Sensei, em Fevereiro de 1915, na vila de Endaru. Com a ajuda de
seu pai que lhe enviava largas quantias, estudou Daito Ryu adquirindo uma grande perícia na arte. Neste espaço de tempo
tornou-se um dos melhores alunos de Takeda Sensei.
O Daito Ryu constituiu a base de todas as técnicas do Aikido, que mais tarde O’Sensei desenvolveria em Iwama.
Em 1919, ao receber um telegrama, O’Sensei soube que seu pai estava gravemente doente. Doando a sua casa a Sokaku Takeda
Sensei, partiu para Tanabe. Durante a longa viagem para Tanabe, O’Sensei ouviu falar de um curandeiro com extraordinários
poderes de cura e decidiu desviar-se da sua rota para lhe ir pedir pela recuperação de seu pai. Foi nesta altura que
conheceu Onisaburo Deguchi, um personagem altamente carismático e líder do Omotokyo, uma seita shintoista.
Ao chegar finalmente a Tanabe, Yorokusan, pai de O’Sensei, já havia falecido. Perdido de dor e sem saber o que fazer,
O’Sensei decide então voltar a Ayabe, local onde estava sediada a seita de Onisaburo Deguchi, levando a sua família. Dentro
de pouco tempo, através da sua dedicação, O’Sensei tornou-se um membro importante da seita e Onisaburo Deguchi,
entusiasmado pelas habilidades marciais de O’Sensei, pede-lhe para ensinar aos membros da seita Omoto. O’Sensei estabelece
então o Ueshiba Juku.
Em 1922 chega a Ayabe Sokaku Takeda Sensei, com toda a sua família. Ali ficaria durante seis meses, colocando O’Sensei numa
posição desconfortável, pois Onisaburo Deguchi tomou uma aversão imediata ao excêntrico e irritável Takeda Sensei.
Takeda Sensei ensinou o Daito Ryu a muitos membros da seita Omoto e inclusive premiou O’Sensei com uma licença de ensino,
antes de partir.
Em Fevereiro de 1924, O’Sensei parte para a Mongólia seguindo Onisaburo Deguchi que tinha como intenção formar um estado
religioso neste país. Na Mongólia passaram por muitas aventuras mas, por se terem associado com um comandante militar
rebelde, foram presos e sentenciados à morte. Mesmo no último instante, e já em frente ao pelotão de fuzilamento, aparece
o cônsul japonês, que os salva.
Voltaram depois para Ayabe onde O’Sensei continuou-se a dedicar-se aos estudos e ensino do Daito Ryu. Nesta altura começou
a ensinar em várias instituições militares. Além disso, devido à sua fama crescente, muitos militares de alta patente, e
políticos, entraram para a sua escola. Entre eles está o Almirante Isamu Takeshita que se tornou um grande apoiador de
O’Sensei, e muito contribuiu para o desenvolvimento da arte.
Mais tarde O’Sensei move-se para Tokyo onde se dedica a ensinar a tempo inteiro. Através do apoio do Almirante Takeshita,
consegue introduzir-se nos círculos sociais mais altos, o que muito contribuiu para a expansão da sua fama e arte. Também
com o apoio do Almirante e de outros, compra um local no bairro de Shinjuku onde abre o Kobukan, conhecido como o “Dojo do
Inferno”, pela austeridade do treino que ali se praticava.
No Kobukan estudaram como residentes, alguns dos alunos que contribuiriam para tornar o Aikido famoso: Kenji Tomiki, Minoru
Mochizuki, Rinjiro Shirata e Gozo Shioda.
Por volta de 1935, O’Sensei começa a distanciar-se de Takeda Sensei, os alunos de O’Sensei se alistam no serviço militar.
O Kobukan fica praticamente vazio e O’Sensei retira-se para a vila de Iwama onde havia comprado algumas terras, monta um
pequeno dojo, que ainda hoje existe, e dedica-se à agricultura, ao treino intenso e à meditação.
Finalmente com a oportunidade de se concentrar no treino, O’Sensei dedica-se a um estudo profundo de que iria nascer o
Aikido. Mesmo em Iwama havia poucos alunos por causa dos estragos da guerra. Nesta altura entra para o dojo Saito Morihiro
Sensei que até O’Sensei morrer se dedica a estudar Aikido com este mestre. Saito Sensei estando sempre presente, foi
parceiro de O’Sensei durante o nascimento do Aikido. Desta forma este seu discípulo adquiriu conhecimentos profundos da
arte que O’Sensei nunca ensinava.
Desde o final dos anos 50 em diante O’Sensei passa a viajar visitando os seus amigos, familiares e alunos, principalmente
em Wakayama e Ozaka.
O’Sensei morre em Tokyo a 26 de Abril de 1969, com cancro do fígado. Nos últimos anos da sua vida, teve a possibilidade
de ver mais uma vez a expansão da sua arte, agora com o nome de Aikido, a Via da Harmonia com o Espírito. Além de inúmeros
Kuden (ensinamentos orais) O’Sensei deixou-nos os Doka, os seus pensamentos e segredos da arte, em forma de poemas.
As técnicas do Fundador foram também guardadas, inalteradas, em Iwama, o local onde nasceu esta arte, Saito Sensei que
foi o Reitor do dojo de O’Sensei após a sua morte e Guardião do Templo do Aikido, erguido pelo Fundador, no mesmo local.